Ice Merchants, de João Gonzalez, vence prémio da Semana da Crítica em Cannes

O filme do cineasta português é a primeira animação a ser distinguida como melhor curta-metragem na história desta secção paralela.

Foto
Ice Merchants é o primeiro filme profissional de João Gonzalez DR

Pela primeira vez em 61 edições da Semana da Crítica, uma das mais importantes secções competitivas paralelas do Festival de Cannes, um filme de animação venceu o prémio Leitz Cine Discovery, destinado à melhor curta-metragem a concurso. A distinção coube ao português João Gonzalez, com Ice Merchants, que teve a sua estreia mundial na terça-feira.

História de um homem e do seu filho que saltam de pára-quedas todos os dias, da sua casa fria e vertiginosa no alto de um precipício, para se deslocarem à aldeia na planície abaixo, onde vendem o gelo que produzem diariamente, Ice Merchants é obra de um cineasta tocado pela solidão, como o próprio disse ao PÚBLICO. E que encontra na animação uma via para a ficção total, porque o espectador não se põe a comparar com a realidade: “A animação quebra essa barreira.”

O júri presidido pela realizadora tunisina Kaouther Ben Hania atribuiu o grande prémio da Semana da Crítica a La Jauría, do colombiano Andrés Ramírez Pulido, uma estreia na longa-metragem. O palmarés deixou de fora o outro filme português, produção da Midas Filmes em parceria com a francesa Fluxus Films e a belga Entre Chien et Loup, que concorria na Semana da Crítica: Alma Viva, primeira longa-metragem da luso-francesa Cristéle Alves Meira.

Natural do Porto, onde nasceu em 1996, João Gonzalez tem em Ice Merchants a sua primeira produção profissional, depois de ​The Voyager (2017) e Nestor (2019). Além da realização, o cineasta assina também a banda sonora do filme, do qual foi ainda instrumentista. A obra agora premiada é uma co-produção entre o Cola – Coletivo Audiovisual (Portugal), a Wild Stream (França) e a Royal College of Art (Reino Unido).

De acordo com a Agência da Curta-Metragem, responsável pela distribuição do filme, Ice Merchants foi recentemente seleccionado para o Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, sendo um dos 15 nomeados ao prémio internacional Rigo Mora, categoria do festival mexicano elegível para qualificação aos Óscares.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários