Concurso "Isto também é comigo!"
É a última oportunidade para te fazeres ouvir
O prazo para a participação na última edição no concurso “Isto também é comigo!” deste ano letivo termina no dia 27 de maio.
Os padrões de género de uma companhia aérea, o adiamento da decisão dos critérios de acesso ao ensino superior, a atitude dos partidos políticos portugueses face às posições russas, a morte de uma mulher grávida e do seu bebé após ataque na maternidade de Mariupol. Estes temas foram notícia no PÚBLICO e serviram de inspiração a textos de opinião para o concurso “Isto também é comigo!”. Até ao dia 27 de maio, tens a última oportunidade deste ano letivo para também te fazeres ouvir. “Sim, as nossas opiniões contam!” — reivindica o título do texto vencedor no mês de estreia do concurso, novembro de 2021.
A premissa é simples: escolhe uma publicação do PÚBLICO que te tenha chamado a atenção durante este mês de maio e escreve um texto em que expresses o que pensas sobre o assunto. Seja a partir de um artigo, vídeo, fotografia, infografia ou podcast, queremos saber a tua opinião num texto com, no máximo, 300 palavras.
A decisão do júri relativamente à última edição deste ano letivo será conhecida na última sexta-feira do próximo mês, 24 de junho.
Esta iniciativa promovida pelo PÚBLICO na Escola e a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) distingue, todos os meses, um texto de opinião da autoria de estudantes do 9.º ao 12.º ano suscitado por um trabalho do PÚBLICO (consultar regras de participação). Promover o contacto dos alunos com a atualidade através da leitura regular da imprensa e incentivar a escrita de textos de opinião sobre temas mediáticos fazem parte dos objetivos.
Integram o júri do concurso: Bárbara Simões, coordenadora do PÚBLICO na Escola; Cláudia Sá, professora de Português e coordenadora do Clube de Jornalismo da Escola Básica António Correia de Oliveira, em Esposende; Cristina Lin e Joana Amaral, alunas da Escola Secundária Emídio Navarro, em Almada; e Raquel Ramos, elemento da equipa do Gabinete Coordenador da Rede de Bibliotecas Escolares.