A época futebolística encaminha-se para o seu final, mas ainda há decisões que estão por definir. Em Portugal, o domingo reserva a final da Taça de Portugal entre o FC Porto e o Tondela. Os portistas, recentemente consagrados como campeões nacionais, são claros favoritos à conquista do troféu perante uma equipa beirã que se estreia na partida decisiva da competição e que não foi capaz de evitar a descida à II Liga na última jornada do campeonato.
Nos principais campeonatos de futebol da Europa, as atenções estão todas concentradas em Inglaterra e Itália. No primeiro caso, Manchester City e Liverpool lutam pelo ceptro inglês, com os “citizens” a partirem para a última jornada com um ponto de vantagem sobre os “reds”.
Já na Seria A, é o AC Milan que chega à derradeira jornada com dois pontos de avanço sobre o Inter de Milão. Ambas as decisões estão agendadas para domingo.
Na Alemanha é a final da Taça que concentra as atenções, no sábado. Uma partida que coloca frente a frente um surpreendente Friburgo ao RB Leipzig. Enquanto em Turim, no mesmo dia, se joga a final da Liga dos Campeões de futebol feminino, com o Barcelona a defrontar o Lyon.
O que também poderá ter-lhe escapado no PÚBLICO
Qual o “onze” mais utilizado por Sérgio Conceição durante os cinco anos que leva à frente do FC Porto.
A infografia que resume aquilo que foi a temporada de futebol de 2012/22.
A apresentação do Rali de Portugal.
Ainda no futebol, prossegue em Israel a fase final do Europeu de sub-17. Portugal somou até agora duas vitórias em outros tantos jogos disputados. O próximo opositor é a Dinamarca, na segunda-feira, e à selecção nacional basta um empate para marcar presença nos quartos-de-final.
Dois dias depois, há mais portugueses em acção. Desta feita, na final da Liga Conferência, prova disputada pela primeira vez esta temporada e que viu chegar à final a Roma treinada por José Mourinho e onde jogam Sérgio Oliveira e Rui Patrício e o Feyenoord.
No futsal, sábado é dia de final da Taça de Portugal. Em Sines, Sporting e Benfica vão lutar pelo troféu pela quinta vez na história.
No domingo, para quem gosta de desportos com rodas, há muito para acompanhar. Em Portugal, terminará o Rali com uma power stage em Fafe, enquanto em Espanha se disputará o Grande Prémio de Espanha de F1, sexta prova do Mundial, com Charles Leclerc (Ferrari) e Max Verstappen (Red Bull) em luta acesa pelo título. Já sem a ajuda de motores continua a Volta a Itália em bicicleta, onde João Almeida continua muito bem posicionado para um possível triunfo.
Por fim, nota para o início, domingo, do quadro principal de Roland Garros, segundo torneio do Grand Slam, e que contará com a presença de dois tenistas portugueses: o estreante Nuno Borges e o experiente João Sousa. O melhor tenista português de todos os tempos pode mesmo chegar ao torneio francês com aquele que será o seu quinto título em torneios ATP se vencer, no sábado, o norueguês Casper Ruud na final do torneio de Genebra.
O que também poderá ter-lhe escapado no PÚBLICO
A rubrica Planisférico revela o percurso incrível do Union Saint-Gilloise.
A história de vida do melhor jogador de snooker de todos os tempos, Ronnie O’Sullivan.
O dia em que Bini Girmay fez história no ciclismo mundial.
A análise semanal de arbitragem de Pedro Henriques.