Príncipe herdeiro dos Emirados assume a presidência do homem que se tornou um edifício
O Conselho Federal Supremo dos Emirados Árabes Unidos escolheu este sábado o príncipe herdeiro Mohamed bin Zayed Al Nahyan comonovo Presidente do país, depois da morte na sexta-feira do seu meio-irmão, Khalifa bin Zayed, aos 73 anos.
“Mohamed bin Zayed é a sombra de Khalifa e a sua extensão em nós. Damos-lhe as felicitações, juramos-lhe lealdade e o nosso povo jura-lhe lealdade”, afirmou o conselho num comunicado citado pela agência oficial de notícias WAM.
Khalifa bin Zayed era Presidente dos Emirados desde 2004, período em que supervisionou grande parte do crescimento económico do país. O seu nome foi imortalizado no edifício mais alto do mundo, o Burj Khalifa, em homenagem àquele que conseguiu ajudar o país a dar a volta por cima na crise financeira de há uma década.
O príncipe herdeiro, de 61 anos, exercia como líder de facto do país depois do acidente vascular cerebral sofrido por Khalifa em 2014, que praticamente o obrigou a retirar-se da vida pública. Nessa altura, passou toda a actividade executiva ao meio-irmão, deixando para si apenas a agenda cerimonial.
A Mohamed bin Zayed, de 61 anos, é atribuído, por exemplo, o impulso das conversações para a normalização das relações com Israel no final de 2020.
O Governo do emirado anunciou um período de 40 dias de luto em todo o país que começou na sexta-feira com a suspensão, durante três dias, das actividades das instituições públicas e privadas.