Pelo menos dez mortos num tiroteio em Buffalo, Nova Iorque

O tiroteio aconteceu num supermercado norte-americano. O atirador foi detido e já foi identificado pelas autoridades.

Foto
O tiroteio ocorreu durante a tarde de sábado nos Estados Unidos Reuters/STRINGER

Pelo menos dez pessoas morreram e três ficaram feridas num tiroteio durante a tarde de sábado num supermercado em Buffalo, no estado de Nova Iorque, nos EUA. O atirador foi detido e identificado pelas autoridades locais, que confirmaram o incidente nas redes sociais.

“O atirador encontra-se detido. Recomendamos que os automobilistas e residentes evitem a área”, lê-se num breve comunicado publicado no Twitter por volta das 15h20 locais (20h30 de Lisboa). O comissário da polícia de Buffalo confirmou à agência Reuters que pelo menos dez pessoas morreram e três ficaram feridas na sequência do ataque que ocorreu num supermercado da cadeia Tops Friendly Markets, na Jefferson Avenue.

O atirador, que foi identificado como sendo Payton S. Gendron, um homem branco de 18 anos, entregou-se à polícia. A procuradoria do condado de Erie, onde aconteceu o ataque, indicou que Gendron está detido sem direito a fiança sob acusação de homicídio em primeiro grau e será presente a um juiz na terça-feira de manhã. Os homicídios estão a ser considerados como tendo “motivação racial”, avançou a procuradoria em comunicado, em linha com o que o FBI avançou horas antes.

O agente da polícia de investigação federal norte-americana responsável pela ocorrência avançou à Reuters que o tiroteio está a ser investigado simultaneamente como um “crime de ódio” e “extremismo violento com motivação racial”. Onze das treze vítimas eram negras. Segundo o mayor da cidade, Byron Brown, o atacante viajou “durante horas” até ao local do crime. “É um dia de grande dor para a nossa comunidade”, disse ainda.

A governadora de Nova Iorque, Kathy Hochul, pediu às pessoas que evitassem a área. “Estou a acompanhar de perto o tiroteio numa mercearia em Buffalo. Oferecemos assistência aos funcionários locais. Se estiver em Buffalo, evite a área e siga as orientações das autoridades policiais e dos funcionários locais”, escreveu nas redes sociais.

Notícia actualizada às 9h34 do dia 15 de Maio com a identificação do autor do ataque.

Sugerir correcção
Ler 14 comentários