Alunos sob pressão: “No Técnico há uma glorificação do sofrimento”
Há anos que os problemas de saúde mental são assunto no Instituto Superior Técnico, afirmam alunos dos cursos com as médias mais altas. Apoio psicológico tem lista de espera de seis meses. Inquérito mostra que 60% de estudantes estavam em risco psicossocial e 16% tinham sido alvo de insultos e provocações.
Há cerca de um ano os alunos de Engenharia Física Tecnológica do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa tiveram uma reunião com a psicóloga Isabel Gonçalves, do Núcleo de Desenvolvimento Académico (NDA), para falar sobre problemas de saúde mental. Feita por Zoom, terão participado cerca de 100 alunos, conta quem lá esteve. “Fiquei assustada quando vi tanta gente. Foi espectacular porque foi a primeira vez que vi pessoas a falarem abertamente sobre sentimentos e percebi que não era a única que me estava a sentir inútil”, desabafa Beatriz, 19 anos, e aluna do 2º ano de Física.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.