Secretário-geral da ONU estará em Lisboa na abertura de conferência global
Na conferência, entre 27 de Junho e 1 de Julho, irá tentar dar-se impulso à adopção de soluções para a gestão sustentável do oceano, incluindo o combate à acidificação da água, poluição, pesca ilegal e perda de habitats e biodiversidade.
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, estará em Lisboa em 27 de Junho, na abertura da conferência da ONU sobre oceanos, disse esta terça-feira à agência Lusa Alexandre Leitão, representante de Portugal na organização da conferência global.
“O secretário-geral das Nações Unidas estará em Lisboa, desde logo na sessão de abertura. A conferência será presencial, não há mensagens em vídeo”, disse o embaixador, responsável executivo do trabalho do país anfitrião da conferência que reunirá líderes mundiais, cientistas, organizações não-governamentais, académicos e empresas.
Alexandre Leitão adiantou que “a seis semanas do início da conferência já há 21 chefes de Estado e de governo confirmados ou em vias de confirmação formal e 25 outros países com representação a nível ministerial”.
A segunda conferência dos oceanos da ONU, que a pandemia de covid-19 adiou de 2020 para este ano, vai realizar-se Lisboa entre 27 de Junho e 1 de Julho, co-organizada por Portugal e pelo Quénia e onde a comunidade internacional vai tentar dar impulso à adopção de “soluções inovadoras baseadas na ciência” para a gestão sustentável dos oceanos, incluindo o combate à acidificação da água, poluição, pesca ilegal e perda de habitats e biodiversidade.
A ONU fixou dez metas a alcançar entre 2020 e 2030 no âmbito do Objectivo de Desenvolvimento Sustentável 14, sobre protecção da vida marinha, como a prevenção e redução da poluição e da acidificação, a protecção dos ecossistemas, a regulamentação da pesca e o aumento do conhecimento científico e considerou a conferência de Lisboa como uma oportunidade para um apelo à acção para “reverter o declínio na saúde dos oceanos”.