OMS recomenda antivirais para doentes de covid-19 sem gravidade

Antiviral que combina nirmatrelvir e ritonavir é “fortemente” recomendado para indivíduos sem uma forma grave de covid-19, mas que tenham um elevado risco de hospitalização. A OMS alerta para as desigualdades na sua distribuição em todo o mundo.

Foto
Antiviral oral da Pfizer combina nirmatrelvir e ritonavir Pfizer/Reuters

A Organização Mundial da Saúde (OMS) actualizou esta semana as recomendações de fármacos para doentes com uma forma não grave de covid-19 e que têm um elevado risco de hospitalização. Por um lado, recomenda-se “fortemente” um fármaco que combina nirmatrelvir e ritonavir para essas pessoas com maior risco de virem a ficar hospitalizadas. Por outro, faz-se uma recomendação condicionada para o remdesivir no mesmo grupo de indivíduos. A actualização foi feita pelo Grupo de Desenvolvimento de Orientações da OMS e publicada na revista científica The BMJ.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.