Ribeiro e Castro: “Naturalização de Abramovich mancha dignidade da Lei da Nacionalidade”
Co-autor da lei que atribui a naturalização portuguesa aos descendentes de judeus sefarditas, o antigo deputado José Ribeiro e Castro continua a defender a legislação de 2013, admitindo que quem abusou tenha de ser responsabilizado.
Há dois anos, o advogado e ex-líder do CDS considerava exageradas e manipuladoras as notícias sobre a “mercantilização” da nacionalidade portuguesa em países estrangeiros por parte de escritórios de advogados e empresas de documentação, mas está agora consciente da dimensão do problema que “enxovalha” o país e quer que o Governo intervenha. Ribeiro e Castro insiste que a legislação “está bem feita”, mas percebe e aceita o recente decreto que introduz novos e apertados requisitos aos candidatos, apesar de inviabilizarem a esmagadora maioria das candidaturas e o espírito da lei de 2013.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.