Portugal, caminho de espiões e refugiados em 1941, mostra-se no Porto

Exposição está no átrio da Câmara do Porto até à terceira semana de Maio. Acesso é gratuito, todos os dias úteis, entre as 9h e as 17h.

Foto
NEG - 06 abril 2022 - EXPOSICAO NDE ESPIOES NA CAMARA MUNICIPAL DO PORTO NELSON GARRIDO

A mais recente edição da conhecida revista norte-americana New Yorker, com data de 11 de Abril, tem na capa uma ilustração de uma mulher a tocar violino. O desenho, “Sem Título”, é de 1967, e o seu autor é um dos mais famosos ilustradoras desta publicação: Saul Steinberg. Mesmo que nunca leia a New Yorker ou tenha visto as suas ilustrações, o nome do artista poderá parecer-lhe familiar, caso tenha passado pela exposição que está, neste momento, numa das alas do átrio da Câmara do Porto. Ou pode procurar por ele se decidir lá ir. O artista judeu é um dos refugiados que em 1941 passaram por Portugal, em fuga da guerra e da perseguição nazi. E alguns documentos relacionados com o seu processo estão ali exibidos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários