Há 100 anos iniciava-se a primeira travessia aérea do Atlântico Sul

Na primeira viagem aérea do Atlântico, entre Lisboa e o Rio de Janeiro, Sacadura Cabral e Gago Coutinho voaram 4527 milhas em 62 horas e 26 minutos, entre 30 de Março e 17 de Junho de 1922.

Foto
Sacadura Cabral e Gago Coutinho na aeronave Lusitânia Museu de Marinha

30 de Março de 1922 – neste dia, há precisamente 100 anos, começava a grande aventura aeronáutica do comandante Artur Sacadura Freire Cabral e do almirante Carlos Viegas Gago Coutinho. Iniciada em Lisboa e finalizada em Junho do mesmo ano no Rio de Janeiro, esta viria a ser a primeira travessia aérea do Atlântico Sul. Hoje, está imortalizada por ter sido a ligação aérea primordial entre a Europa e a América do Sul e pelo uso de um método de navegação aérea inovador. As comemorações que assinalam este feito já estão a decorrer desde o início do ano.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.