Ex-aluna de Asghar Farhadi acusa-o de roubar ideia para Um Herói e arrisca 74 chicotadas
Realizador iraniano nega ter usado ideia de Azadeh Masihzadeh, que por seu turno acusa de difamação. Entretanto, homem em quem se baseia a história também processa o cineasta por difamação pela forma como é retratado.
O realizador iraniano Asghar Farhadi é alvo de dois processos judiciais no Irão relacionados com o seu mais recente filme, Um Herói, noticiou quarta-feira a revista norte-americana The Hollywood Reporter. A sua ex-aluna Azadeh Masihzadeh acusa-o de plágio por alegadamente ter usado a sua ideia para fazer o filme, que recebeu o Grande Prémio no Festival de Cannes de 2021, e o próprio sujeito da história, um ex-recluso conhecido como Shokri, acusa o cineasta de difamação na forma como é retratado no filme. Farhadi nega ter roubado a ideia da estudante que, se o tribunal não lhe der razão e se por seu turno for considerada culpada de difamação, pode receber 74 chicotadas de acordo com a lei iraniana.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.