Patron, o cão ucraniano que já descobriu 90 bombas russas

O jack russel de dois anos já ajudou os técnicos de pirotecnia de Chernihiv a detectar e desarmar 90 bombas.

Foto
dr

Patron, um jack russel de dois anos, não é só a mascote dos técnicos de pirotecnia de Chernihiv: é também um competente membro do exército que ajuda a detectar bombas.

Segundo o Centro para as Comunicações Estratégicas e Informação de Segurança ucraniano, o cão já ajudou a detectar 90 dispositivos explosivos.

Na Internet, vão-se multiplicando as partilhas de fotos e vídeos de Patron em acção. “Um dia, a história do Patron vai ser transformada num filme, mas, por agora, está lealmente a cumprir os seus deveres profissionais”, escreve o Centro para as Comunicações Estratégicas.

Um vídeo mostra o cão em acção, a farejar terreno destruído, e a saltar para o colo de um “colega”, no sítio do passageiro de um carro. “Que o Patron permaneça seguro enquanto faz o seu trabalho”, escreve um utilizador. “Adoramos-te, Patron. Obrigado”, escreve outro.

A guerra na Ucrânia já fez com que mais de três milhões de pessoas saíssem do país. Portugal recebeu cerca de 18 mil refugiados ucranianos. Esta quinta-feira assinala-se o primeiro mês desde o início da ofensiva russa.

Notícia actualizada às 11:50h de 24 de Março de 2022: foi corrigido o número de refugiados ucranianos.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários