Pelo menos seis pessoas morrem abalroadas por carro a alta velocidade em Carnaval na Bélgica

Abalroamento aconteceu na vila de Strépy-Bracquegnies, na região belga da Valónia. Os dois homens que seguiam no carro foram detidos pela polícia.

Foto
EPA/JULIEN WARNAND

Pelo menos seis pessoas morreram e 26 ficaram feridas depois de um carro a alta velocidade ter abalroado uma multidão que se preparava para um desfile de Carnaval nas ruas de Strépy-Bracquegnies, na Bélgica, anunciou este domingo o autarca local. O incidente ocorreu por volta das 5h (4h em Portugal continental).

“O carro apareceu a alta velocidade. Temos algumas dezenas de feridos e, infelizmente, várias pessoas morreram”, disse à rádio RTBF Jacques Gobert, presidente de Câmara da cidade vizinha de La Louvière, na região da Valónia.

Não há, para já, indícios que apontem para um motivo terrorista, avançou em conferência de imprensa o procurador do Ministério Público, Damien Verheyen. A investigação sobre “a trajectória exacta do carro e o motivo” para o incidente ainda está em curso, mas as autoridades negaram relatos da imprensa belga que avançavam que o carro estava a ser perseguido pela polícia.

Os dois homens que seguiam no carro serão irmãos na casa dos 30 anos e não têm antecedentes criminais, segundo o Ministério Público belga.

Jacques Gobert disse que a multidão reunia entre 150 e 200 pessoas que se preparavam para o tradicional desfile de Carnaval. Em Strépy-Bracquegnies, cerca de 50 quilómetros a sul de Bruxelas, as celebrações deste ano marcavam a retoma da festa depois de dois anos de cancelamentos devido à pandemia de covid-19.

O autarca disse ainda que entre os feridos há dez pessoas em estado grave. Foi criado um centro de crise, num pavilhão desportivo próximo do local do abalroamento, por onde 70 pessoas já passaram para receber acompanhamento psicológico.