Campanha de avaliação do stock da sardinha já começou

Após uma década em que o stock da sardinha esteve em baixa, os últimos dados mostram sinais de recuperação deste pescado, segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

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Sardinhas Rui Gaudêncio

A campanha de avaliação do stock dos peixes pelágicos, como a sardinha e o biqueirão, começou este mês na plataforma continental portuguesa e no golfo de Cádis, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

“A 1 de Março iniciou-se a campanha Pelago 22 sobre o rastreio acústico de peixes pelágicos costeiros, em particular a sardinha e o biqueirão, na plataforma continental portuguesa e no golfo de Cádis”, lê-se numa nota do IPMA.

Esta campanha é realizada anualmente na Primavera e vai determinar a abundância e distribuição dos peixes pelágicos, tendo por objectivo avaliar o seu estado e os factores que afectam a sua sobrevivência. Os dados recolhidos permitem ainda ter conhecimento sobre a “dinâmica das populações” destes peixes, de modo a potenciar a sustentabilidade das capturas.

Nesta campanha participam investigadores e técnicos do IPMA, da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e do Centro de Ciências do Mar (CCMar) da Universidade do Algarve. Estes especialistas vão a bordo do navio de investigação Miguel Oliver, que é acompanhado por uma embarcação da pesca do cerco que vai ajudar na identificação dos cardumes.

O financiamento das campanhas Pelago está a cargo do IPMA, da Comissão Europeia e do programa operacional Mar 2020. Conforme destacou este instituto, a sardinha é o “pilar da actividade pesqueira da frota do cerco” e, após uma década em que o seu stock esteve em baixa, os últimos dados mostram sinais de recuperação deste pescado.