Tristany e Pongo, Syro, Milhanas e Inês Homem de Melo na final do Festival da Canção

A segunda semifinal da 56ª edição do festival decorreu esta segunda-feira à noite nos estúdios da RTP. Também foram apurados Pepperoni Passion.

cultura,festival-cancao,rtp,televisao,culturaipsilon,musica,
Fotogaleria
Pongo e Tristany interpretam DÉGRÁ.DÊ, de DJ Marfox DR
cultura,festival-cancao,rtp,televisao,culturaipsilon,musica,
Fotogaleria
Tânia Ribas de Oliveira, Eládio Clímaco e José Carlos Malato a apresentarem a semifinal Pedro Pina - RTP
Festival da Canção 2022
Fotogaleria
Pepperoni Passion e as dores de chegar aos 30 em Código 30 Pedro Pina - RTP
cultura,festival-cancao,rtp,televisao,culturaipsilon,musica,
Fotogaleria
Tristany e Pongo com DÉGRÁ.DÊ, de DJ Marfox Pedro Pina - RTP
cultura,festival-cancao,rtp,televisao,culturaipsilon,musica,
Fotogaleria
Milhanas interpreta Corpo de Mulher Pedro Pina - RTP
Festival da Canção 2022
Fotogaleria
Syro canta Ainda nos Temos Pedro Pina - RTP
Teatro musical
Fotogaleria
Inês Homem de Melo canta Fome de Viagem Pedro Pina - RTP

Já se sabem quais são as canções que vão à final da 56ª edição do Festival da Canção, que decorrerá este sábado. A segunda semifinal, que aconteceu esta segunda-feira à noite, apurou cinco canções. São elas: Corpo de Mulher, por Milhanas, Ainda nos Temos, de Syro, Fome de Viagem, por Inês Homem de Melo, DÉGRÁ.DÊ, por Pongo e Tristany e Código 30, de Pepperoni Passion.

A canção de Milhanas, sobre a condição de mulher, foi escrita por Agir, ​enquanto a balada de Syro foi co-escrita com Ariel e Gonzalo Tau. A de Inês Homem de Melo, um choro multilingue com algo de Música no Coração, foi composta por Pedro Marques, que tem vasta carreira em bandas sonoras e trabalhou com nomes como Atticus Ross, com letra de Galileu Granito. DÉGRÁ.DÊ, um “kuduro contemporâneo”, como lhe chama DJ Marfox, que escreveu a música, de Pongo e Tristany, tem letra dos intérpretes. Por fim Código 30, que fala das dores (de costas e não só) de chegar aos 30, é um rap-rock de Pepperoni Passion, um projecto de humor com um canal de YouTube cujo nome foi pedido emprestado a uma pizza da Domino's.

Estas canções juntam-se às de Os Quatro e Meia, Aurea, FF, Diana Castro e MARO, apuradas no sábado passado. De fora, ficaram Os Azeitonas, Cubita, O Vampiro Submarino (PZ), Jonas e Blacci. A emissão, aberta por Eládio Clímaco a preto e branco para assinalar os 65 anos da RTP, foi conduzida por Tânia Ribas de Oliveira e José Carlos Malato, com Inês Lopes Gonçalves no green room e Hugo Van Der Ding nas redes sociais. O júri era composto por Dulce Pontes, Teresa Salgueiro, Surma, Dino D'Santiago, Surma, Miguel Francisco Cadete, Pedro Granger e Tatanka.

No início, a manter o tema dos aniversário da RTP, The Legendary Tigerman fez um medley com canções populares do final dos anos 1950, com All Shook Up, popularizada por Elvis Presley, Got My Mojo Working, êxito na voz de Muddy Waters, e Susie Q, de Dale Hawkins. Durante a cerimónia, houve espaço para uma homenagem a José Cid, cujos 80 anos foram assinalados no início de Fevereiro, com os Capitão Fausto a juntarem-se a Lena D'Água, Samuel Úria e, por fim, o próprio José Cid, desfilando por Ontem, Hoje e Amanhã, Vida (Sons do Quotidiano), 20 Anos e Um Grande, Grande Amor​ (cujas várias línguas fizeram uma ligação com Fome de Viagem, a canção defendida por Inês Homem de Melo). Chanel, a vencedora do Benidorm Fest 2022, a primeira edição do festival que escolhe a candidata espanhola à Eurovisão, também actuou, interpretando SloMo, a canção que vai levar a Turim.

A final do festival decorre no próximo sábado, com apresentação de Filomena Cautela e Vasco Palmeirim. A Eurovisão acontece entre 10 e 14 de Maio em Turim, Itália.

Sugerir correcção
Comentar