Taxa de inflação acelerou para 4,2% em Fevereiro
O INE estima que a taxa de variação homóloga do índice dos produtos energéticos se situe em 14,9%, em resultado da subida dos preços do petróleo e gás.
A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá aumentado para 4,2% em Fevereiro, face aos 3,3% de Janeiro, segundo a estimativa rápida publicada esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
De acordo com o organismo de estatística, “tendo por base a informação já apurada, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá aumentado para 4,2% em Fevereiro (3,3% em Janeiro)”.
Descontando os produtos alimentares não transformados e energéticos registou-se uma variação homóloga do índice de 3,2%, quando no mês anterior foi de 2,4%.
O INE estima que a taxa de variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos se situe em 14,9% (12,1% no mês precedente), em resultado da subida dos preços do petróleo e gás, devido ao impacto da guerra na Ucrânia, na sequência da invasão russa.
Para o índice referente aos produtos alimentares não transformados, a estimativa do INE aponta para uma variação de 3,8%, que compara com uma variação de 3,4% em Janeiro.