Termas Romanas de São Pedro do Sul: uma visita guiada a dois mil anos de História
Complexo termal foi restaurado pelos arquitectos João Mendes Ribeiro e João Gomes da Silva, agora para funcionar como espaço museográfico. Uma intervenção minimal, para respeitar o passado.
Há uma longa história, já com dois mil anos, inscrita no antigo edifício das Termas de São Pedro do Sul, e que a partir de agora pode ser visitada em condições melhoradas nesta estância termal do distrito de Viseu. Após mais de uma década de investigações arqueológicas e dois anos de obras de restauro e reabilitação com projecto do arquitecto João Mendes Ribeiro e do arquitecto paisagista João Gomes da Silva – e mesmo se faltam ainda alguns acabamentos... –, as Termas Romanas estão de novo abertas, embora apenas para visitas turísticas. E surgiu também um livro que dá conta de todo esse processo.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.