Seca obriga pecuária a recorrer a alimentação para animais 53% mais cara em 2021
Fracos níveis de precipitação em Portugal continental já têm causado efeitos negativos na agricultura e pecuária, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística. Redução da produtividade na aveia será “na ordem dos 40%.
Os baixos níveis de precipitação em Portugal continental já se sentem na agricultura, como nas áreas da pecuária e da cerealicultura. A pecuária é a principal área afectada, em particular a de método extensivo, em que a carência de precipitação tem obrigado a gastos em suplementos extraordinários devido “às fracas condições de pastoreio”, que nas zonas mais afectadas são “muito deficitárias”, indica o boletim mensal da Agricultura e Pescas do Instituto Nacional de Estatística (INE), publicado nesta segunda-feira.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.