SMS fraudulentas: Netflix leva “muito a sério” segurança e garante que adopta “medidas pró-activas”

Há clientes e não clientes da plataforma a receber mensagens de texto em inglês indicando que o pagamento falhou, acompanhados de links. A empresa alerta que estes são esquemas fraudulentos para obter dados pessoais.

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O help center da Netflix disponibiliza informação que ajuda os clientes a terem a sua conta segura Reuters/MIKE BLAKE

O serviço de streaming Netflix disse esta terça-feira que leva “muito a sério” a segurança das contas dos seus clientes e que adopta “medidas pró-activas” para detectar fraudes. Esta resposta surge na sequência de tentativas de ataques em Portugal dos quais a Lusa teve conhecimento.

De acordo com os casos relatados à Lusa, há clientes da Netflix em Portugal que têm recebido mensagens de texto em inglês no telemóvel a indicar que o pagamento da sua subscrição falhou, com uma determinada data para se proceder à renovação, acompanhada por um link. Mas também há casos de pessoas que não têm subscrição da plataforma de streaming e que receberam um SMS com as mesmas indicações.

“Levamos muito a sério a segurança das contas dos nossos membros e a Netflix adopta numerosas medidas pró-activas para detectar actividades fraudulentas e para manter os seus serviços e as contas dos nossos membros em segurança”, disse à Lusa fonte oficial.

Por sua vez, o help center da Netflix disponibiliza informação que ajuda os clientes a terem a sua conta segura. Nessa página, com o título “E-mails e SMS suspeitos ou de phishing alegadamente da Netflix”, a plataforma alerta que, se alguém recebeu um e-mail ou uma mensagem de texto (SMS) a pedir dados como número de telefone, palavra-chave ou forma de pagamento da sua conta, este “provavelmente não foi enviado” pela empresa.

“Nunca iremos solicitar que introduza as suas informações pessoais numa SMS ou num e-mail”, nomeadamente números de cartões de crédito ou de débito, detalhes da conta bancária ou palavras-chave de acesso ao serviço, refere a Netflix na sua página oficial. “Nunca iremos pedir pagamentos através de fornecedores ou de sites de terceiros”, acrescenta.

Se o SMS ou o mail tiverem um link que o utilizador não reconheça, “não toque, nem clique na ligação”. Caso o tenha feito, “não introduza nenhuma informação no site que for aberto”, adverte a empresa de streaming. A Netflix sublinha que “os burlões só conseguem obter as suas informações se as fornecer”.

A empresa aconselha ainda que se altere a password, optando por uma que “seja forte e usada exclusivamente” na plataforma de streaming. Além disso, recomenda a actualização da palavra-chave “em todos os sites onde utiliza a mesma combinação de endereço” electrónico e password.

“Contacte a sua instituição financeira, se tiver introduzido informações de pagamento, uma vez que podem ter ficado comprometidas” e “reencaminhe a mensagem para phishing@netflix.com”, prossegue a plataforma. A palavra-chave da Netflix, acrescenta, “deverá ter, pelo menos, oito caracteres” e ser “uma combinação de letras (maiúsculas e minúsculas), números e símbolos”.

Além disso, “deverá ser difícil de adivinhar: por exemplo, não utilize “password”, “palavrapasse, “12345678” ou informações pessoais (nome, data de aniversário, morada)”, recomenda.

Outras das precauções a ter são comunicar actividades fraudulentas ou suspeitas, adicionar um número de telefone para recuperação da palavra-chave, terminar a sessão nos dispositivos que não estejam a ser utilizados e ter atenção a mensagens e sites falsos.