Exposição
Lovetapes: ilustrações que lembram o tempo em que se faziam mixtapes
São 12 os ilustradores do Porto e arredores por detrás das peças da nova exposição da Galeria Padaria Águas Furtadas, também no Porto, dedicada ao dia (e ao mês) do São Valentim. Rute Arnóbio, responsável pela mostra, descreve-a como uma “colecção de ilustrações do Dia dos Namorados sem ser pirosa”, o resultado de uma das convocatórias públicas e de desafios criativos lançados todos os meses, pelo Instagram da galeria, aos artistas residentes — e a todos os outros também.
Inspirada no hábito de se gravarem mixtapes em cassetes e CD como declaração de amor, esta exposição permite aos artistas “dar a lovetape deles ao público”, afirma Rute Arnóbio ao P3. Através das ilustrações, é criada uma playlist composta por várias músicas de amor. Our Song de Elton John, Futuros Amantes de Chico Buarque e Sentimentos A(flor)ados de Manel Cruz são alguns dos exemplos.
Para Rute Arnóbio, a Lovetapes surgiu do desejo de uma “mistura da arte” impulsionada pelo confinamento, “desafiando os artistas a desenvolver projectos” que permitissem formar uma exposição única, sonora e visualmente estimulante.
“Ver como as pessoas descobrem as músicas só através da ilustração” é das partes mais intrigantes, assim como observar as diferentes interpretações por parte dos artistas de uma mesma música.
Lovetapes é de entrada livre e pode ser visitada até 26 de Fevereiro, de segunda-feira a sábado.