Movimento Espanha Esvaziada começa a ganhar tracção política: “Vão ter de nos ouvir”
Os que dizem que “é um nacionalismo provinciano” são os mesmos que assumem que “é necessário”. As eleições regionais em Castela e Leão do último domingo ditaram a vitória em Soria de um dos movimentos localistas do partido Espanha Esvaziada. O Soria ¡Ya! luta há duas décadas contra o abandono de que sofre esta província e começa agora a ganhar tracção política. O grito dos que escolheram viver onde nasceram fez-se ouvir, mas o seu eco ainda está longe de ser decisivo.
Era domingo de eleições regionais em Castela e Leão, a maior região de Espanha. Faltavam poucos minutos para as oito horas quando começaram a chegar os primeiros sinais de que a noite ia ser de festa na sede do Soria ¡Ya!, um movimento que crescera com base nas reivindicações de uma província desertificada. Era o momento que marcava a entrada na política de um movimento cívico que tinha estado duas décadas a lutar contra o esquecimento crónico da província de Sória.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.