Concurso

Reportagens dos alunos do 9.º ao 12.º ano podem ser enviadas até ao final de fevereiro

A seguir será a vez da entrevista, o outro género jornalístico contemplado neste concurso organizado pela RBE e o PÚBLICO na Escola.

educacao-media,publico-escola,
Foto

Há novas datas no concurso “Jornalistas em Rede”, que escolherá a melhor reportagem feita por alunos do 9.º ao 12.º ano: uma vez que, em janeiro, as aulas foram retomadas “uma semana mais tarde e a situação pandémica continua a causar alguma instabilidade na gestão das atividades escolares, o prazo de envio dos trabalhos foi prorrogado para dia 28 de fevereiro e a divulgação dos resultados ocorrerá no dia 28 de março.” Ficam, assim, com mais tempo todos os que quiserem participar e dar conta do mundo que os rodeia.

O concurso “Jornalistas em Rede” é promovido pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e o PÚBLICO, através do projeto de Educação para os Media PÚBLICO na Escola. Nos meses seguintes ocupar-se-á de um outro género jornalístico — a entrevista. Para já, neste período de estreia, convoca os alunos a escrever reportagens.

E como é que se faz uma reportagem? Como explica, neste vídeo, o jornalista do PÚBLICO Marco Vaza:

Os textos submetidos a concurso, informa o regulamento, podem ser elaborados em vários contextos: biblioteca escolar, jornal escolar, projeto de flexibilidade curricular, clube, área curricular, entre outros.​

O PÚBLICO na Escola e a RBE promovem, ao longo deste ano letivo, um outro concurso destinado a fomentar a literacia mediática e a estimular a leitura de jornais por parte de jovens. Chama-se “Isto também é comigo!” (regras de participação). Todos os meses, os alunos são desafiados a escrever um texto de opinião tendo como ponto de partida um trabalho — texto, vídeo, áudio, multimédia... — que leram, viram ou ouviram no PÚBLICO.