Assista em directo ao debate “Impacto da Covid-19 no diagnóstico e tratamento do cancro”
Integrada na iniciativa “Uma agenda para combater o cancro: Por todos nós, para todos nós”, organizada pelo Público em parceria com a MSD Portugal, realiza-se hoje às 17h30, a quinta conferência virtual, em antecipação ao Dia Mundial de Luta Contra o Cancro, comemorado no dia 4 desse mês.
A crise pandémica surtiu consequências directas nos cuidados de saúde, uma vez que foi preciso mudar as prioridades na actividade clínica, levando ao cancelamento de consultas e exames e até mesmo à suspensão da actividade clínica de várias especialidades.
E, nos dias de hoje, com o vírus ainda a infectar milhares de pessoas, de que forma é que a pandemia continua a condicionar a referenciação e o tratamento do cancro? Como se pode explicar o total de diagnósticos por realizar e recuperar o atraso? O Plano Europeu de Combate ao Cancro, apresentado pela Comissão Europeia a 4 de Fevereiro do ano passado, deverá contemplar uma resposta ao impacto da Covid? Quais as recomendações para o próximo governo actuar nesta matéria e quais as principais preocupações para o futuro?
Especialistas de diferentes áreas vão participar nesta conferência virtual para discutir algumas destas problemáticas: Miriam Brice, presidente da Associação Careca Power; Gabriela Sousa, oncologista e directora do Serviço de Oncologia Médica do IPO de Coimbra; Miguel Guimarães, Bastonário da Ordem dos Médicos e Teresa Almodovar, presidente do Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão.