Liverpool oficializa Luis Díaz
Internacional colombiano deixa o FC Porto, que pode encaixar até 60 milhões de euros.
FC Porto e Liverpool acordaram, a um dia do fecho da janela de mercado de Inverno, a transferência do internacional colombiano Luis Díaz, extremo que somou 119 jogos e 41 golos em duas épocas e meia ao serviço dos “dragões”. Um negócio de 45 milhões de euros, que poderá chegar aos 60 milhões, números confirmados pelo FC Porto à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
O emblema inglês fez o anúncio aos adeptos dos “reds” no site e nas redes sociais ao início da tarde, com Díaz a exibir a nova camisola, explicando que o contrato é de longa duração. O novo reforço do Liverpool, de resto, será apresentado em Anfield depois do compromisso com a selecção da Colômbia, relativo à qualificação para o Campeonato do Mundo do Qatar.
A transferência precipitou-se na sequência de uma proposta do Tottenham, a rondar os 45 milhões de euros (mais 10 milhões por objectivos), tendo o Liverpool jogado com a preferência do futebolista e com mais cinco milhões em objectivos. A esta verba, porém, terão de ser deduzidos os 20% detidos pelo Junior Barranquilla, mais respectivas comissões. Isto porque o FC Porto detém apenas 80% do passe do jogador.
“Não podia estar mais feliz pelo facto de termos conseguido fazer este negócio e trazer o Luis para Liverpool. Trata-se de um jogador que tem fome de sucesso e sabe que é preciso lutar para conseguir o que queremos. É um jogador de equipa talentoso, que tem sempre o golo em mente”, avaliou Jürgen Klopp, técnico do Liverpool que passa a contar com mais um criativo de topo, capaz de acelerar o jogo.
Financeiramente “estrangulado”, situação agravada pela pandemia e pela eliminação da Liga dos Campeões, o FC Porto acabou por sacrificar o aspecto desportivo ao prescindir do melhor marcador desta época, com 16 golos em 28 jogos, e vice-artilheiro da Liga, com 14 golos, numa altura em que a equipa orientada por Sérgio Conceição lidera o campeonato de forma isolada.
Luis Díaz chegou ao FC Porto no início da época de 2019-20, com 22 anos, oriundo do Junior Barranquilla, tendo conquistado ao serviço dos “dragões”, logo no primeiro ano, o título de campeão nacional, a Taça de Portugal e a Supertaça Cândido de Oliveira. Em Julho do ano passado, Díaz confirmou na Copa América a evolução notória ao serviço dos portistas, tendo sido considerado o jogador-revelação da competição americana, em que foi o melhor marcador a par de Lionel Messi e do peruano Lapadula, todos com quatro golos.
O extremo colombiano representa, apesar da controvérsia gerada em torno dos valores pelos quais se fechou o negócio, um encaixe interessante para um investimento que terá rondado os sete milhões de euros. Ainda assim, não deixa de ser uma transferência contestada pelo universo portista, cujas expectativas acabaram defraudadas depois das notícias que apontavam para uma operação concluída por uma verba nunca inferior à cláusula de rescisão, de 80 milhões de euros.
Já com o contrato assinado em Liverpool, Luis Díaz endereçou uma mensagem de despedida aos adeptos dos “dragões”. “FC Porto és eterno para mim. Agradeço a Deus por me trazer para um clube que se tornou a minha casa e a casa da minha família. Levo comigo as melhores recordações de um Dragão lotado... o barulho, a emoção, o afecto e o apoio incondicional, são sensações únicas que sempre recordarei!”, escreveu no Instagram.