A covid-19 é mesmo só uma constipação?
Há casos, ainda que uma minoria, em que as pessoas ao fim de sete dias continuam infectadas e com uma carga viral que permite contaminações, mas passam a ter de voltar a circular e a trabalhar.
Os especialistas em projecções sobre a evolução da pandemia de covid-19 em Portugal assumem que o pico de contaminações da variante Ómicron foi adiado para Fevereiro, até dia 12, podendo chegar aos 60 mil casos confirmados, em média semanal, e atingir os 130 mil casos diários, sem que o sistema de testagem tenha capacidade de confirmar todos eles. Mais: prevê-se que, nessa altura, haverá 1,5 milhões de pessoas em isolamento, o que representa 15% da população portuguesa. Aliás, na terça-feira, atingiu-se os 68.578 novos casos, na quarta-feira houve 65.706 e na quinta-feira chegaram aos 63.833.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.