Da habitação ao emprego, o que prometem os partidos aos jovens?
Alargar o IRS Jovem, rever o Porta 65, aumentar já os salários (ou não, por agora), acabar com os exames nacionais e transformar bolsas em contratos de trabalho são algumas das propostas que poderão interessar aos jovens adultos nas eleições a 30 de Janeiro. O resumo, em jeito de apanhado, não dispensa a leitura dos programas eleitorais.
Rui Tavares procurou quantas vezes “mulher” aparecia no programa do Chega, o P3 esmiuçou quantas vezes os jovens adultos são directamente mencionados nos programas dos nove partidos com assento parlamentar. Há propostas para travar a emigração jovem, aumentar os salários (ou baixar os impostos às empresas) e criar mais capacidade de emancipação nos programas eleitorais de quase todos. O resumo nas áreas do emprego, habitação, ensino superior e clima não dispensa a leitura na íntegra dos documentos, mais ou menos amigos dos jovens.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.