Inverno começa com menos mortes do que nos quatro anos anteriores à pandemia
Investigadora do Insa explica que a mortalidade no Inverno “está sempre muito relacionada a dois fenómenos que acontecem em simultâneo, que são a actividade gripal e o frio extremo”. Nenhum deles está a verificar-se para já.
O início deste Inverno está a registar a mortalidade mais baixa relativamente ao mesmo período dos quatro Invernos anteriores à pandemia de covid-19. Desde o dia 21 de Dezembro até ao dia 13 de Janeiro a média diária foi de 357 mortes. Para Ana Paula Rodrigues, investigadora no Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Insa), a redução da mortalidade poderá estar ligada à elevada protecção vacinal contra a covid-19 da população portuguesa, à actividade gripal reduzida e a um Inverno mais brando em termos de temperatura.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.