Sérvia: com um olho no Danúbio e outro em Novi Sad
A capital da Vojvodina, a província mais multiétnica da Sérvia, tem na fortaleza de Petrovaradin o seu monumento mais emblemático, como símbolo de uma resistência que tem eco numa cidade completamente arrasada em 1848 e que hoje se projecta como a mais cultural do país. Novi Sad é uma das Capitais Europeias da Cultura 2022
Sinto uma certa relutância mas, erguendo o rosto uma e outra vez para a fortaleza, imperturbável e bela na margem direita do Danúbio, ameaçando tocar o céu pintado com nuvens que fazem lembrar flocos de algodão, convenço-me e começo a vencer os degraus que, com maior ou menor esforço, me irão conduzir ao topo. De quando em quando, faço uma pausa ou olho por cima do ombro para ver se a neblina já se desprendeu do rio que acabara de atravessar através da ponte Varadin.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.