“Vir escalar é o novo sair à noite”: o boom dos ginásios de escalada em Portugal
A escalada passou de desporto de nicho a sensação mundial, com uma subida a pique depois da estreia da modalidade nos Jogos Olímpicos. Os ginásios começam a abrir longe dos grandes centros, e se muitos vão para se divertir e tomar um copo, outros almejam ser atletas. Todos têm uma coisa em comum: os últimos anos deixaram-nos a trepar paredes.
Muitos olharão para os seres que pousam a cerveja para se agarrarem às presas coloridas e pensarão aonde é que vieram parar. Mas mais ainda ficam, calçam os apertados pés-de-gato, cobrem as mãos de magnésio, testam os colchões que amparam as quedas e, depois de uma primeira sessão que os deixam sem forças para cerrar os punhos, voltam uma e outra vez sem a amiga, o encontro do Tinder, ou os filhos que os levaram pela primeira vez a um ginásio de escalada.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.