A produção industrial na União Europeia
Produção industrial vendida na UE por países
Mais de 75% da produção industrial da UE é gerada por seis Estados-membros: Alemanha (com 29% face ao total da União), Itália, França, Espanha, Polónia e Países Baixos.
Total da produção
Index 2015=100
A pandemia de covid-19 fez recuar a produção industrial na Europa nove anos. Em 2020, a União comercializou, fruto da produção industrial, um valor idêntico ao de 2011, mas cerca de 7% inferior ao registado em 2019. Os números de 2020 representam a única queda desde 2014 no valor da produção industrial, que estava em crescendo. A Alemanha, seguida da Itália, continua a ser o país que mais contribui para os valores produzidos pela indústria europeia.
As actividades industriais da União
Em %
* Nos outros produtos estão incluídas a produção de papel, de computadores e equipamentos electrónicos, têxteis e de produtos farmacêuticos.
Volume de vendas nas cinco principais actividades industriais
A preços constantes de 2015 (2015=100)
UE: excepto Chipre, Luxemburgo e Malta
*à excepção de maquinaria
Todos os cinco principais sectores industriais da UE caíram em 2020, o que resultou da paralisação provocada pela pandemia. A queda mais abrupta foi a da produção de motores para veículos automóveis e reboques. Essa indústria, que liderava desde 2018, passou para o quinto lugar nas áreas industriais que mais riqueza promovem. A queda do sector teve consequências nos valores totais produzidos pela indústria da União.
A recuperação inconstante
Produção industrial na UE, em %
Sector da construção
Produção na UE, em %
Numa altura em que a União Europeia apresentava como um dos desígnios da década a industrialização dos países para aumentar a sua auto-suficiência, a pandemia de covid-19 veio provocar um forte rombo na produção industrial dos Estados-membros.
Nos dados mensais, nos meses de Março e Abril de 2020, o sector industrial da União afundou-se, seguindo-se também uma subida vertiginosa logo em Maio. Contudo, com o arrastar da pandemia, que persiste, a produção industrial tem vivido por entre ondas de instabilidade e entre avanços e recuos. Segundo os últimos dados apurados, Agosto e Setembro de 2021, o nível de produção industrial da União esteve em terreno negativo.