Erro obriga a repetição do sorteio da Liga dos Campeões
Falha no software leva a UEFA a agendar novo sorteio.
O sorteio dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões vai ser repetido, depois de um erro técnico que, numa primeira fase, juntou equipas que não poderiam, de acordo com as regras, ser emparelhadas.
A falha foi assumida pela UEFA cerca de uma hora depois do sorteio inicial, em Nyon: “No seguimento de um problema técnico com o software de um prestador de serviços externo, que determina que equipas podem ser elegíveis, um erro material ocorreu no sorteio dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões”, anunciou, em comunicado.
Na prática, o que sucedeu foi que houve um emparelhamento inicial entre Villarreal e Manchester United, que não poderia ter acontecido porque ambos se enfrentaram na fase de grupos. Essa falha foi corrigida de imediato, com o Manchester City a sair ao caminho dos espanhóis, mas mais tarde o problema agravou-se.
O responsável por gerir as bolas dos potes retirou, erradamente, as bolas do Atlético Madrid e do Manchester United, em vez de retirar a do Liverpool, que foi rival dos “colchoneros” na fase de grupos. Ou seja, a equipa de Cristiano Ronaldo, que poderia ter sido adversária do Atlético, não constava do pote no momento do sorteio dessa partida.
Assim, o emparelhamento resultante da sessão das 11h (que colocou o Real Madrid no caminho do Benfica e a Juventus na rota do Sporting) foi declarado “nulo” pela entidade que gere o futebol europeu e reagendado para as 14h desta segunda-feira.