Há impasse na quebra de patentes, mas avançam acordos para fábricas de vacinas em África

É na África do Sul que se concentram vários projectos, mas empresas procuram parceiros noutros países. Há uma tentativa de reproduzir a vacina da Moderna.

Foto
Empresa sul-africana está a tentar replicar a vacina da Moderna, com ajuda da OMS EPA/STEPHANIE LECOCQ

A luta para quebrar as patentes das vacinas contra a covid-19 tem atravessado toda a pandemia. A expectativa é que a indústria farmacêutica de alguns países, como a África do Sul e a Índia, fabricasse versões mais baratas. Mas a oposição da União Europeia e de mais alguns países têm bloqueado qualquer avanço na Organização Mundial de Comércio para activar a excepção ao Acordo sobre Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual Relacionados ao Comércio (TRIPS). Mesmo depois de os Estados Unidos se terem manifestado a favor de um acordo que permitisse levantar as patentes.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.