CheckpointLX: aqui combate-se o VIH há dez anos, um espaço de igual para igual
Perto do Jardim do Príncipe Real, há um ninho aberto à comunidade de homens que fazem sexo com homens. A missão deste centro do GAT – Grupo de Activistas em Tratamento é suprir as falhas do SNS no acompanhamento de infecções sexualmente transmissíveis. Fomos conhecer o CheckpointLX neste Dia Mundial da Luta Contra a Sida.
Na sala de espera estão dois homens: usam All Stars, casaco de ganga e óculos de sol. Do lado dos pacientes, não há nomes. Já aqueles que aqui trabalham são os primeiros a dar a cara. João, Miguel e Luís conjugam o seu trabalho na área da gestão e da saúde com o activismo que lhe corre pelas veias. No CheckpointLX, asseguram testes gratuitos contra o VIH, sífilis e hepatites e ainda consultas dirigidas aos seus pares, homens que têm relações sexuais com homens.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.