Portugueses confinados na Áustria e na Eslováquia: “E se isto se torna rotina?”
Áustria e Eslováquia, países com baixas taxas de vacinação, estão entre os Estados-membros da União Europeia que na última semana regressaram ao confinamento. Portugueses a estudar ou a trabalhar nestes países falam de uma situação inevitável, mas temem que a população já não consiga lidar com mais medidas restritivas.
“Aqui, quase ninguém usa máscara nos transportes públicos. Pelo que tenho visto, as pessoas não querem saber. Muitas delas nem sequer estão informadas...” O lamento é de Juliana Garcês, portuguesa para quem o confinamento voltou a ser uma realidade. A jovem de 21 anos, que se encontra matriculada na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), a licenciar-se em Bioquímica, está, desde a segunda quinzena de Setembro, a fazer Erasmus na Eslováquia, cujo Governo teve de decretar, na última quarta-feira, um novo confinamento geral.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.