Um futuro de “instabilidade e insegurança” e uma pandemia: 23% dos jovens já tentou ou pensou no suicídio
Estudo Os jovens em Portugal, hoje: quem são, o que pensam e o que sentem, da Fundação Francisco Manuel dos Santos, pretende desenhar um retrato dos jovens portugueses. Resultados mostram a realidade da precariedade laboral, baixos rendimentos e a importância do aspecto físico. E deixam um alerta: 23% dos jovens já tiveram pensamentos ou actos suicidas.
Estão preocupados com o aspecto físico, mas não se sentem satisfeitos com o seu; têm contratos precários e gastam a maior parte do rendimento; têm altas taxas de tentativas ou pensamentos suicidas e de consumo de antidepressivos. Estas são algumas das conclusões do estudo Os jovens em Portugal, hoje: quem são, o que pensam e o que sentem, da Fundação Francisco Manuel dos Santos, que pretende traçar um retrato dos jovens portugueses.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.