Na Maia, os animadores do pré-escolar têm formação para irem além de “entreter” as crianças

No âmbito das Actividades de Animação e de Apoio à Família na Educação Pré-Escolar, o município da Maia tomou uma iniciativa inédita em Portugal: qualificar os seus técnicos no sentido de melhorar a experiência das crianças na componente não lectiva.

Foto
Após ter sido feito um levantamento das necessidades das crianças, das famílias e dos próprios animadores, foram delineados cinco módulos temáticos Adriano Miranda

É sexta-feira à tarde e no Centro Escolar da Gandra, no concelho da Maia, o que não falta é animação. Não, não é porque o fim-de-semana está aí ou por ser o quinto aniversário da Helena. É porque, nesse dia, há Cria & Explora com as animadoras Carla Barros e Cristiana Santos. São 15h30, o tempo lectivo propriamente dito já terminou. No pré-escolar, é tempo de brincar mas, aqui, as actividades vão para além da simples necessidade de “entreter” as crianças. Há temas a seguir que as preparam para o futuro e animadores que são formados para garantir o sucesso do programa. 

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar