Com obras de 24,5 milhões de euros na agenda, o Museu Nacional de Arqueologia promete sair das reservas
Projecto de requalificação em curso no quadro do PRR deverá permitir ao museu instalado nos Jerónimos mostrar a sua colecção como merece. A chamada Torre Oca, que foi ponto de discórdia há mais de dez anos, está incluída, assim como construção nova no pátio.
Um corredor escuro dá acesso a gabinetes e salas de trabalho que têm paredes e tectos falsos que parecem demasiado provisórios, com linóleo a cobrir o chão de pedra. Foram construídos no início dos anos 1980 e há muito tempo que esperam uma remodelação. Nas reservas, os materiais arqueológicos acumulam-se e o espaço, demasiado pequeno para as necessidades, cria hoje muitos obstáculos ao acesso. Os laboratórios, esses, têm já dificuldade em acompanhar o ritmo da investigação e dos investigadores.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.