Comboio Histórico do Douro despede-se com promessa de voltar em 2022
Apesar da pandemia, a “procura atingiu níveis superiores aos registados em anos anteriores”, revela a CP. Foram quase 8 mil passageiros a descobrir as maravilhas do Douro sobre carris, quase sempre com lotação esgotada. A venda de vouchers para 2022 arranca ainda em Novembro.
Cerca de 7.800 passageiros viajaram no Comboio Histórico do Douro na campanha de 2021, que terminou no sábado e contou com 32 viagens, anunciou a CP -- Comboios de Portugal.
A CP adiantou, em comunicado, que, devido “à actratividade” do produto turístico da Linha Ferroviária do Douro, vai continuar a sua aposta no Comboio Histórico, estando já, em preparação, a campanha de 2022.
Entre 5 de Junho e 30 de Outubro deste ano foram realizadas 32 viagens aos sábados e domingos entre as estações do Peso da Régua e do Tua, onde viajaram mais de 7.800 passageiros, a que a que correspondeu uma taxa média de ocupação de 96%.
De acordo com a empresa, do universo dos clientes que realizou o passeio, 90% foram turistas nacionais, pertencentes a todas as faixas etárias.
Apesar do início da campanha ter decorrido sob certas restrições, impostas pela pandemia de covid-19, a CP salientou que a “procura atingiu níveis superiores aos registados em anos anteriores”.
Segundo a empresa, em 2018 e 2019 viajaram no Comboio Histórico do Douro 6.190 e 5.420 clientes, respectivamente. Em 2020, devido à pandemia de covid-19, o programa sofreu condicionamentos.
O programa do comboio histórico na Linha Ferroviária do Douro arrancou no final da década de 90. A composição inclui cinco carruagens de madeira, datadas do início do século XX e a locomotiva a vapor, percorrendo o percurso habitual pelo Património Mundial da Humanidade, entre o Peso da Régua (distrito de Vila Real) e o Tua (distrito de Bragança), com paragem na vila do Pinhão.
Antes da partida do comboio, na estação, há uma recepção aos clientes, com danças e cantares regionais, distribuição de águas, vinho de Porto e rebuçados da Régua.
A empresa referiu que vai antecipar, a partir de Novembro, a venda de “vouchers” para a campanha do próximo ano.