Nostalgia por Trump
A presença no poder de Trump contribuiu para a intensificação de uma visão simplista da política. Era um “boneco”. Para órgãos de comunicação como a CNN, era um alvo facilmente inteligível.
Aconteceu numa entrevista recente, com Jon Stewart, na CNN, mas os exemplos são quase diários. Conotado com posições políticas de esquerda, o comediante foi convidado a falar sobre os impasses da democracia nos Estados Unidos. A partir de determinada altura percebeu-se que, em quase todas as perguntas, o entrevistador nomeava Donald Trump, levando Stewart a afirmar que era um erro focar os problemas ali enunciados num só indivíduo, mesmo sendo alguém tão nocivo como o ex-Presidente americano. Percebeu-se a cara de desilusão do jornalista.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.