O Dubai já nos habituou a levar qualquer superlativo aos céus, erguendo recordes atrás de recordes. O mais recente, com data de abertura para esta quinta-feira, dia 21 de Outubro, é a Ain Dubai (Olho do Dubai, em árabe), a maior roda gigante do mundo.
A estrutura, construída na ilha artificial Bluewaters, próxima da marina, não é simplesmente a maior e mais alta do mundo – é-o por esmagadora diferença. Tiremos-lhe as medidas: no total, são 250 metros de altura, sendo que as pernas da estrutura unem-se aos 126 metros, algo como 15 autocarros londrinos empilhados uns à frente dos outros; ao passo que só as peças do eixo equivalem ao peso de quatro aviões A380. Com 48 cabines com capacidade para 40 pessoas, podem girar na Ain Dubai 1750 visitantes em simultâneo.
Iniciada a obra em 2015 e concluída dois anos depois do inicialmente previsto, a Ain Dubai vem ultrapassar a High Roller, em Las Vegas (Estados Unidos), que detinha o recorde anterior, com cerca de 167 metros de altura; e mede quase o dobro da icónica London Eye, na capital do Reino Unido.
E o que se vê das cápsulas de vidro da nova roda gigante? Na página oficial, promete-se “uma vista incomparável de 360 graus” sobre a cidade “numa viagem relaxante, mas fascinante, de 38 minutos”. De acordo com o site, é possível ver boa parte da costa daquela cidade dos Emirados Árabes Unidos, assim como “vislumbres de atracções famosas”, como os arranha-céus Burj Al Arab e Burj Khalifa ou o arquipélago artificial Palm Jumeirah.
A roda gigante vai estar “aberta dia e noite” e tem disponíveis três tipos de bilhetes diferentes: observação (experiência padrão e a mais barata, cerca de 30€), social (diferentes pacotes, com serviço de bar ou bebidas incluídas) e privado (pode ser reservado para ocasiões especiais e inclui a opção de um jantar privado de três pratos servido ao longo de duas viagens na roda).