Erupção de lava em La Palma regista fortes explosões e voos são cancelados
O vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção em 19 de Setembro, obrigando à retirada de milhares de pessoas das zonas afectadas.
A erupção proveniente do vulcão Cumbre Vieja na ilha de La Palma registou neste sábado “fortes explosões” e a emissão de lava, enquanto a maioria dos voos programados para o aeroporto da ilha foi cancelada.
Um total de 36 sismos foram registados na ilha de La Palma, Espanha, desde a noite passada, um deles registado em Mazo com 4,6, o de maior magnitude desde que a erupção do vulcão começou há quase um mês.
De acordo com informações do Instituto Geográfico Nacional espanhol (IGN), este sismo de magnitude 4,6 foi registado a uma profundidade de 37 quilómetros às 4h41 (a mesma hora em Lisboa).
Várias horas depois, às 6h07, houve outro sismo com uma magnitude de 4,5 na mesma área e profundidade.
Os restantes sismos oscilaram entre 3,1 e 2,3 graus de magnitude. Segundo o IGN, em Mazo foram registados 14 movimentos e em Fuencaliente 22.
Dois sismos foram localizados em Tenerife, um com magnitude 1 em Santiago del Teide e a uma profundidade de cinco quilómetros; e outro em Guía de Isora de 1,7 a uma profundidade de quatro quilómetros.
Também neste sábado as companhias aéreas deixaram de operar no aeroporto de La Palma, devido à nuvem de cinzas provocada pelo vulcão e que pode afectar o espaço aéreo entre La Palma, La Gomera e o norte de Tenerife.
O vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção em 19 de Setembro, obrigando à retirada de milhares de pessoas das zonas afectadas.
A actividade sísmica aumentou e têm sido registados dezenas de abalos em La Palma.
A ilha de La Palma, que tem cerca de 85.000 habitantes, vive actualmente a terceira erupção vulcânica num século, após a do vulcão San Juan em 1949 e a do Teneguía em 1971.