Ao passo que algumas marcas fizeram da sua bandeira a electricidade, muito antes de ser certo que o futuro seria esse, a sueca Volvo permaneceu cautelosa – até porque tinha na Polestar o hub certo para fazer experiências eléctricas. Agora, com o cerco que a Europa montou aos motores de combustão interna, a marca de Gotemburgo adoptou por fim a tecnologia que lhe pode granjear um lugar entre aqueles que estão a desenhar o que aí vem. E, depois de ter avançado com versões electrificadas de ligar à corrente (primeiro com o XC40, mas alargando a oferta rapidamente à restante gama), chegou o primeiro 100% eléctrico da marca. Modelo escolhido para estrear o sistema: o XC40, claro, que, desde o lançamento, amealhou prémios e bons números de comercialização.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.