A grande reunião da família pessoana volta à Gulbenkian
Começa esta quarta-feira mais um Congresso Internacional Fernando Pessoa, que reúne os principais especialistas portugueses e estrangeiros na obra do poeta, mas dá também voz a uma nova geração de investigadores.
No mundo cada vez mais vasto e diversificado dos estudos pessoanos, com o seu fluxo contínuo de investigações e edições, os congressos internacionais que a Casa Fernando Pessoa vem organizando desde 2008 são momentos de balanço, mas também uma oportunidade para dar visibilidade a novas abordagens, por vezes ainda confinadas às páginas de teses de doutoramento em curso. Esta manhã começa na Fundação Gulbenkian, com uma sessão de homenagem a Eduardo Lourenço, mais um destes encontros, que ao longo de três dias reunirá boa parte dos mais reconhecidos especialistas portugueses e estrangeiros na obra do poeta dos heterónimos, mas também uma escolha de alguns dos mais prometedores recém-chegados à família pessoana.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.