Cianobactérias cobrem a albufeira de Cedillo
A poluição em território espanhol pode vir a ter impacto no troço do rio que corre já em Portugal.
Uma coloração verde cobre o espelho de água da barragem de Cedillo, fenómeno que é demonstrativo da “elevada concentração de nutrientes, nomeadamente fósforo”, informa a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) através de uma nota divulgada ao início da tarde desta quinta-feira.
O aparecimento do bloom de algas (cianobactérias) surge na sequência da elevada temperatura ambiente e da forte luminosidade que se observam nesta altura do ano.
A APA refere que a degradação da qualidade da água é ainda potenciada pelo “menor dinâmica de caudais e afluentes, que desde Agosto se tem verificado” no rio Tejo em território espanhol, anomalia que acaba por ter impacto no curso de água em território português.
O aparecimento e evolução deste bloom algal está a ser acompanhado pela APA, nomeadamente através da monitorização da qualidade da água, que “apesar de não colocar em causa os actuais usos da água da albufeira, dado que não incluem a prática balnear nem o abastecimento público, correspondem a uma diminuição da qualidade da água”.
A agência portuguesa diz que mantém contacto com a Confederación Hidrogràfica del Tajo no sentido de serem “tomadas medidas conjuntas para diminuir a ocorrência deste tipo de situações”, destacando a necessidade da articulação ao nível dos planos de gestão de região hidrográfica para “melhorar o estado das massas de água”.