Menos autónomos, mais envelhecidos. Como se comparam os professores portugueses com os de outros países
Hoje é Dia Mundial do Professor. Recordamos alguns dados-chave que comparam os docentes portugueses com os de outros países no que diz respeito a modelos de avaliação, autonomia e formação.
Para a grande maioria dos professores portugueses (84%) ensinar foi a sua primeira escolha em termos de carreira. É assim para 67% dos docentes nos países da OCDE e economias participantes no TALIS 2018 — um grande inquérito a professores e directores de escolas. Mas, apesar deste facto, este estudo mostra que em muitos aspectos os docentes portugueses estão mais descontentes do que os colegas de outros países. No que respeita a salários, por exemplo, em Portugal, 9% dos docentes reportam estar satisfeitos com os mesmos, abaixo da média registada na OCDE: 39%.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.