Leitura é a arma para recuperar aprendizagens. Escolas preocupadas com alunos mais pequenos
Estudantes dos primeiros anos de escolaridade e transições de ciclo concentram as principais apostas dos planos de recuperação das aprendizagens para este ano lectivo. Medidas como apoio tutorial, mentorias e desdobramento de turmas para matérias práticas são transversais a quase todas as escolas.
Não é um podcast. Mas assemelha-se. Nas aulas do 4.º ano das escolas do agrupamento de Montemor-o-Novo (distrito de Évora), a leitura é para partilhar em ficheiros de som. Cada texto que é trabalhado em sala é lido por um dos alunos e gravado pelo professor, que depois partilha esse registo com todos os colegas. “Quando estão a estudar em casa, podem ouvir a gravação do colega. Isso ajuda-os a consolidar a compreensão”, explica a directora, Idalina Bento.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.