Doença de Alzheimer custa cerca de dois mil milhões de euros por ano
Gastos dividem-se entre Estado e famílias. Os investigadores do Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência estimam que, em 2018, existiam em Portugal cerca de 144 mil pessoas com 65 ou mais anos com doença de Alzheimer.
A doença de Alzheimer custa cerca de dois mil milhões de euros, em média, por ano, estima o Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência (CEMBE), que avaliou os custos e a carga da principal doença entre as demências. Gastos que se dividem entre Estado e famílias e cujo peso tem maior expressão nos custos directos não médicos, onde se incluem os cuidadores informais, apoios sociais, entre outros. Os investigadores estimam que, em 2018, existiam em Portugal cerca de 144 mil pessoas com 65 ou mais ano com doença de Alzheimer.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.