Onde estaria a música electrónica sem elas?
Sisters with Transistors conta as histórias de uma dezena de compositoras que contribuíram para o desenvolvimento da música electroacústica, ao mesmo tempo que reflecte sobre o esquecimento a que a contribuição das mulheres para as artes ainda tende a ser remetida. É um dos regalos da secção musical do IndieLisboa e passa este sábado na Culturgest.
Quando estas dez exploradoras sonoras começaram a trabalhar, a música electrónica ainda não tinha esse nome. Os Kraftwerk ainda não haviam cantado roboticamente “Wir fahren, fahren, fahren auf der Autobahn”, Jean-Michel Jarre ainda não popularizara a harpa laser, Richard D. James (vulgo Aphex Twin) ainda não sorrira como um maníaco. Elas “aconteceram” antes da História, que não lhes tem dado um lugar de destaque na narrativa.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.