Setembro começa com chuva em quase todo o país

Esta terça-feira o céu no continente apresenta-se pouco nublado, mas a aproximar-se o início do mês de Setembro não restam dúvidas: vem aí chuva para quase todo o país.

Foto
Para quarta-feira esperam-se aguaceiros, que podem ser fortes no interior Norte e Centro e acompanhados de trovoada Paulo Pimenta

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para esta terça-feira no continente céu pouco nublado, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral oeste das regiões Centro e Sul até final da manhã, nebulosidade que poderá persistir em alguns locais da faixa costeira.

A partir da tarde, está previsto um aumento temporário de nebulosidade nas regiões do interior com possibilidade de ocorrência de aguaceiros dispersos e trovoada, mais prováveis na região Norte.

A previsão aponta ainda para vento fraco, sendo fraco a moderado do quadrante oeste durante a tarde, neblina ou nevoeiro matinal nas regiões Centro e Sul, em especial no litoral oeste e pequena subida da temperatura máxima.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 14 graus Celsius (na Guarda, Viana do Castelo, Braga, Vila Real e Viseu) e os 19 (em Faro) e as máximas entre os 22 (em Viana do Castelo) e os 33 (em Santarém e Évora).

A nebulosidade adensa durante esta terça-feira quase como uma premonição do que aí vem com o início do mês de Setembro. A partir de quarta-feira o cenário é outro: esperam-se aguaceiros, que podem ser fortes no interior Norte e Centro e acompanhados de trovoada, além de uma descida da temperatura máxima.

Com períodos de céu muito nublado, o dia de quarta-feira apresenta condições favoráveis à ocorrência de trovoada e granizo, em especial no interior, durante a tarde. O vento será fraco a moderado, podendo atingir os 25 km/h no quadrante oeste durante a tarde e entre 20 a 30 km/h no quadrante leste nas terras altas até ao meio da manhã.

De acordo com a previsão do IPMA, a chuva e a elevada nebulosidade deverão perdurar em algumas zonas da região Norte até sexta-feira.

Quatro concelhos em risco máximo de incêndio

Quatro concelhos dos distritos da Guarda, Bragança e Castelo Branco apresentam esta terça-feira um risco máximo de incêndio, segundo o IPMA. São eles Penamacor (Castelo Branco), Guarda e Sabugal (Guarda) e Bragança.

O IPMA colocou também mais de 90 concelhos de Faro, Santarém, Leiria, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Coimbra, Viseu, Vila Real e Bragança em risco muito elevado de incêndio.

Este risco, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.